Habitação Coletiva em Lordelo do Ouro

Porto, 2021

Cliente - Câmara Municipal do Porto

Localização - Porto, Portugal

GPS - 41°09'15.3"N 8°39'04.2"W

Área de intervenção - 91 000 m2

Área de construção -45 000 m2

Orçamento - 19 463 400,00€ + IVA

Arquitetos

João Branco + Paula del Río

Paulo Providência

Colaboradores

Marco Silva

Diogo Rodrigues

Diana Altino

Fotografia

© João R. Vicente

3d

Unboxed Visuals

Engenharia

Sopsec

Respeitando a implantação e volumetria propostas no programa de concurso, o conjunto edificado organiza-se à procura do equilíbrio entre a ativação do espaço urbano e a inserção de tipologias de habitação de qualidade, bem orientadas e com espaços generosos.

A solução urbana gravita entorno de uma nova praça, colocada de forma central junto à torre. Dessa forma o edifício icónico, que procura dar remate à rua de Campo Alegre com uma volumetria esbelta e reconhecível, conforma o marco onde o espaço público procura tecer e conectar os fluxos pedonais dos percursos que aí confluem. Ao nível da rua, o espaço público caracteriza-se pela continuidade e a conexão, também através da transparência da parte baixa dos edifícios, numa dinâmica entre a fluidez dos cruzamentos pedonais e o aconchego dos espaços de permanência.

A resolução das tipologias de habitação baseia-se no melhor aproveitamento da exposição solar: 190 apartamentos, todos com varandas voltadas para o sol. As varandas são espaços para serem vividos, “salas exteriores” onde se procura o conforto e permitem a ampliação do interior, sempre protegidos do vento.