Edifício Redondo

Coimbra 2013

Arquitetos

João Branco + Paula del Río

Colaboradores

Gerson Rei

Fotografia

© do mal o menos

© Asier Rua

AVAC

IberConcept

Eletricidade

Fernando Canha

Estruturas

Em Branco, Engenharia

Supervisão

André Leão

O "Redondo" é o topo de uma fila de 4 edifícios construídos no princípio do séc. XX no centro de Coimbra. A sua forma cilíndrica responde ao cruzamento oblíquo entre duas ruas, e confere-lhe uma certa singularidade. A organização original, em duas casas independentes, foi mantida: um apartamento de rés-do-chão e uma casa de 2 pisos e cobertura nos pisos superiores.

A distribuição original era muito fragmentada: várias divisões pequenas em redor de grandes distribuidores. Os tetos altos conferiam aos espaços uma característica sensação de verticalidade.

A atuação baseou-se em 3+1 operações:

1.  Uma série de precisos cortes nas paredes conectam os espaços verticais e o espaço horizontal é introduzido, enquanto as proporções originais se mantêm legíveis nos tetos. O espaço resultante é uma sequência dos originais, com os seus ritmos de janelas, portas, detalhes, luzes e sombras.

2. As infraestruturas são integradas e ocultas para manter o caráter original do espaço. O resultado dá a sensação de que nada foi feito.

3. Todas as funções práticas são resolvidas com uma série de peças isentas de mobiliário. A materialidade constante destes objetos (construídos em carvalho e sucupira) conferem ao conjunto continuidade e unidade.

+1. A eliminação de um plano de cobertura cria um pátio descoberto. Um espaço ambíguo entre dentro e fora, aberto e privado, com uma bela vista da cidade.