Conjunto Habitacional na Avenida Joaquim Campos

Setúbal, 2023

Ano - 2023 / ...

Cliente - IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana)

Concurso - 1º Prémio

Localização - Setúbal, Portugal

GPS - 38°31'12.6"N 8°51'38.4"W

Área de intervenção - 16 289 m2

Área de construção -18 867 m2 (habitação) | 510 m2 (comércio)

Orçamento - 24 800 900,00€ + IVA

Arquitetos

João Branco + Paula del Río

Colaboradores

Inês Massano

Inês Bailão

3d

Lamb3D

O novo complexo residencial na Avenida Joaquim Campos [PIS.A7] é resposta ao concurso promovido pelo IHRU, para a construção de 183 apartamentos dentro do programa de promoção de habitação a Custos Controlados, destinado ao arrendamento acessível. Localizado a nascente da cidade, num vazio urbano do Plano Integrado de Setúbal (PIS) aprovado em 1978, o conjunto habitacional insere-se num quarteirão com 16 289 m2.

Num ponto alto da cidade, com ligeira pendente para sul, e vistas para o Estuário do Sado, o terreno é atravessado por um Corredor Verde – Estrutura Ecológica Municipal.

O projeto propõe a construção de 3 edifícios de habitação com 6pisos acima da cota de soleira e mais um piso de estacionamento privado, áreas comerciais, uma rua partilhada, uma praça e um parque, que se organizam por forma a promover a ligação norte-sul entre os bairros envolventes já consolidados e a ligação este-oeste no âmbito do Corredor Verde Municipal, à margem do qual esta proposta se insere.

A configuração dos edifícios procura a maior eficiência espacial e material possível, garantindo a melhor exposição solar, ventilação natural e espaços de estar exteriores a todos os apartamentos.

A proposta procura otimizar a construção através de sistemas de pré-fabricação conjugados com uma alta modularidade e repetição que permitam a máxima eficiência económica e a redução de prazos de execução da obra.