Almada, 2021
Ano - 2022 / …
Cliente - IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana)
Concurso - 1 Prémio
Localização - Almada, Portugal
GPS - 38°39'57.5"N 9°11'07.7"W
Área de intervenção - 1 504 m2
Área de construção - 2 794m2
Orçamento - 2 750 000,00€ + IVA
Arquitetos
João Branco + Paula del Río
Colaboradores
Marco Silva
Paulo Afonso
Inês Massano
Pedro Gama
Avac
MSE
Electricidade
CELIUMPROJ – Consultadoria e Projecto
GLU Projectos de Instalações Especiais
Estrutura
Em Branco Engenharia
Térmica
VAGAeng consultores associados
Fotografia
© João R. Vicente
3d
OMG Design
O projeto compreende a construção de 3 lotes de habitação num vazio de um loteamento já consolidado.
Por forma a colmatar a estrutura urbana existente, propõem-se dois edifícios separados. O mais pequeno, remata a banda inacabada de edifícios existentes. O maior é um edifício isento com 5 pisos, com 2 espaços comerciais no piso térreo, a sul.
A separação entre eles gera uma passagem urbana transversal às ruas, que possibilita o trânsito pedonal em direção norte-sul de forma aberta e desafogada.
Os edifícios organizam-se a partir da melhor orientação solar possível. Todos os apartamentos ocupam a profundidade total do edifício, garantindo a ventilação natural cruzada. As zonas comuns e estanciais dos apartamentos(salas e cozinhas) situam-se sempre na fachada sul, e usufruem de sol e vistas. A Norte encontram-se os acessos, as áreas de transição entre interior e exterior(para estacionamento de bicicletas e resguardo das entradas) e as comunicações verticais.
O funcionamento bioclimático do edifício é melhorado pelo colchão térmico adossado à fachada sul. Este dispositivo, um filtro solar em perfis e chapa metálica equipado com rolos exteriores de sombreamento têxtil, permite a gestão dos ganhos solares ao longo do dia e do ano, ao mesmo tempo que funciona como uma extensão em varanda dos espaços de estar interiores.